Hoje em dia algumas pessoas que eu atendo estão ganhando mais empatia, mais respeito e amor pelo próximo e elas me perguntam. "Rafael, eu sou preconceituoso?". Em especial, o dia 17 de Maio é conhecido como o dia internacional de "combate" (prefiro o termo educação) para acabar com a LGBTFobia e romper com preconceitos sobre outros seres humanos.
A discriminação é um dos piores atos contra a liberdade e bem estar do indivíduo, ela só ocorre porque aprendemos a temer aquilo que é diferente (aquele velho FDP). O ser humano precisa de convívio, somos seres sociais acima de tudo e estar sozinho, ser rejeitado, discriminado, gera muito adoecimento mental. E eu quero falar contigo que já sofreu discriminação sem ser LGBT, sabe o teu amigo "gay", olha pra ele e veja se ele realmente é diferente de você. Ele tem família, sonhos, desejos, qualidades, defeitos e sofre assim como você devido ao trabalho e problemas da vida pessoal. Quer uma dica, chame ele pra conversar e trocar figurinha sobre soluções. Você pode descobrir um bom amigo.
Muito se fala do orgulho da parada gay (lgbt) e nisto, os heterossexuais tapados, reclamam porque deveria ter um dia pro orgulho hétero. Diante disso foi feita uma pesquisa citando alguns motivos pelos quais os gays tem orgulho de serem gays. Os gays possuem um senso de comunidade muito desenvolvido, isso ocorre devido a todo o preconceito sofrido na história, o que os tornam mais aptos a se juntarem e se apoiarem de maneira acolhedora, trazendo bem estar.
Outro motivo que faz da comunidade gay algo do qual todos deveriamos nos orgulhar é que eles possuem maior resiliência e coragem, os marcos históricos dos gays são repletos de virtudes humanas como sabedoria, humanidade, transcendência, coragem e por ai vai. Crescer em meio ao mundo machista e ainda assim acreditar no amor e manter sua saúde e virtudes é a maior prova de resiliência e capacidade de crescimento que os gays podem ter e devem se orgulhar. Porque isso é ser humano num mundo que nega sua própria humanidade. Quando você olhar pro teu amigo gay, lembre-se de que ele sabe mais sobre superação do que aparenta.
Muito se fala sobre o casamento gay e a intolerância religiosa. Primeiro temos que quebrar a crença de que isso é só sobre religião ou aspectos sociais, isso é sobre saúde mental e qualidade de vida também. Quando temos religiosos que disseminam ódio, injustiças e crenças negativas sobre seres humanos entendemos que eles não se tornam boas fontes de amor e humanidade mas infelizmente eles existem e alimentam (permitem) muitas outras pessoas a manterem um padrão negativo de comportamento.
Da mesma forma quando temos governos que não permitem pessoas do mesmo sexo de se amarem "oficialmente". Isso tudo contribui para o aumento de casos de violência, depressão, suicídio, solidão e outros aspectos negativos. Quando não rompemos com os sistemas que nos adoecem, quando não percebemos esse sistema, nós nos tornamos doente junto com ele e perdemos a noção de humanidade.
Se você com as coisas que tem já sofre, imagina se tirarem o básico do básico da sua condição humana. Como seria sua vida? É assim pra milhões de pessoas ao redor do mundo. Por isso que tudo isso se trata de nós, seres humanos, aprendermos a viver com respeito ao outro e a humanidade.
Texto por: Rafael Bianco - Psicólogo: CRP 01/17466
Comments