A nomofobia é uma variação do transtorno de ansiedade que está ligada aos meios digitais, em geral ao dependência do celular e computador mas o que ela quer dizer realmente? No-mobile (sem telemóvel) é uma expressão inglesa que foi adaptada para configurar a ideia do transtorno, alguns profissionais acham desnecessário nomear as coisas mas é justamente quando nomeamos que podemos entender sua configuração.
O que causa a nomofobia? Geralmente está associado ao medo, ansiedade e sensações de desconforto por não poder mexer em tecnologias, algumas pesquisas perceberam que pessoas mais ansiosas, dependentes e inseguras (baixa auto estima) tendem a sofrer mais com a ausência do aparelho.
Com isso várias escalas surgiram para avaliar a dependência das tecnologias, os principais pontos são: estar conectado mais tempo do que pretende, sua produtividade cai sem o celular, tenta reduzir o tempo de internet mas não consegue, relações sociais físicas precárias devido a internet, muda de humor sem o celular/internet, perde o sono vendo o celular? Isso pode configurar uma dependência leve mas e como seria um grau mais pesado?
A ideia de dependência é algo que ainda sofre evoluções, saímos de um viés físico e começamos a entender a dependência como algo psicológico e até mesmo social, mudando paradigmas de tratamentos e de soluções.
No caso do celular e eletrônicos, avaliam-se os comportamentos referentes ao excesso, seja no número de horas de uso, na interação em redes sociais, comportamentos agressivos ou estressantes na ausência do celular e similares e baixa tolerância a novas interações.
Alguns sintomas de forma mais clara são usar o celular para ficar bem quando está mal, ficar preocupado quando não está com acesso ao aparelho, dificuldade em desligar ele nas situações necessárias, comprometer atividades diárias devido ao uso excessivo, fica agressivo quando não estão com o celular, aumento prolongado do celular.
Você vai todo feliz comprar um celular novo, aquele Samsung S10+ com realidade virtual, UHD e 5 câmeras, um mês depois descobre que um novo modelo está para lançar. Como você reage? É natural a tecnologia evoluir e junto delas a nossa necessidade de querer pertencer ao moderno, sair da velharia, gerando assim inúmeros sintomas como ansiedade, baixa auto estima, rejeição e imediatismos.
Comportamentos impulsivos começam a surgir ainda mais, a sensação de que estaremos seguros com a mais alta tecnologia e que podemos fazer mais ainda, tudo isso é ilusão caro leitor. E você (e eu) caimos nisso diariamente, não tem erro. Com isso em mente, veja, seus hábitos mudam por causa da tecnologia, você se alimenta mal, se relacional de forma bem bosta, fica sedentário e sempre na espera do melhor (passividade). Como você resolve esse impasse?
Vou deixar aqui um questionário breve de 20 perguntas para avaliar sua dependência quanto a internet de modo geral,ele é chamado de Internet Addiction Test (IAT) ou Tesde de Adicção de Internet, para cada pergunta, responda de 0 a 5. Onde 0 = Não se aplica; 1 = Raramente; 2 = Ocasionalmente; 3 - = Frequentemente; 4 = Quase Sempre; 5 = Sempre.
1) Está ligado à internet mais tempo do que pretendia?
2) Negligencia tarefas domésticas para passar mais tempo conectado?
3) Prefere a excitação da internet a intimidade com o seu parceiro?
4) Estabelece novas relações com outros usuários na internet?
5) As pessoas próximas de si se queixam sobre o tempo que passa conectado?
6) Seus afazeres são alterados devido ao tempo que passa na internet?
7) Verifica o email (ou aplicativos) antes de qualquer outra coisa que precisa fazer?
8) Seu desempenho e produtividade estão ruins devido a internet?
9) Tem atitudes defensivas ou de secretismo (esconder) quando alguém lhe pergunta o que está fazendo na internet?
10) Bloqueia pensamentos desconfortáveis com o uso da internet?
11) Sempre está com vontade de se conectar à internet novamente?
12) Tem receio de que a vida seja aborrecida, vazia e sem alegria sem a internet?
13) Fica irritado, agressivo ou estressado quando alguém o incomoda ou interage enquanto está na internet?
14) Perde o sono devido a estar na internet até tarde?
15) Fica preocupado ou fantasiando com a internet quando não está conectado?
16) Diz a si mesmo "só mais 5 minutos" quando precisa sair mas não consegue?
17) Tenta reduzir o tempo que passa na internet e não consegue?
18) Tenta ou busca esconder o tempo que passa na internet?
19) Escolhe ficar mais tempo na internet do que sair com amigos? 20) Sente-se deprimido, instável ou nervoso quando não está na internet e isso desaparece quando volta a se conectar?
E qual o resultado do teste?
20 ~ 49 Pontos: Você é um utilizador médio. As vezes navega de forma excessiva mas mantém o autocontrole.
50 ~ 79 Pontos: Você pode estar apresentando alguns problemas da dependência virtual, fique atento. Avalie o impacto e importância da internet e redes sociais, busque formas de controle ou terapia para lhe ajudar.
80 ~ 100 Pontos (máximo): O que está fazendo aqui? Ligue já para um terapeuta, busque ajuda imediatamente para que possa retomar sua qualidade de vida antes que piore mais ainda. A internet deixou de ser mero lazer e está te dominando.
Mas e como ter mais auto controle e desconectar? Algumas técnicas de respiração, meditação, auto hipnose são muito eficazes para se trabalhar (caso queira aprender algumas, basta acessar este link e aprender auto-hipnose https://pages.hotmart.com/o12221494w/como-cultivar-o-habito-da-autohipnose). Colocarei aqui uma técnica bem simples que aplico sempre no trabalho com meus clientes e eles inclusive ensinam seus amigos.
Deixe o celular em casa e vá até a esquina e fique 5 minutos lá.
Na hora do almoço, deixe o celular em outro local até o fim da refeição.
Use o celular sem Wi-fi ou Dados moveis por até 2 horas.
Fique uma hora sem usar a internet (recomendo dar uma caminhada ao redor da casa).
Desligue o celular quando for sair com amigos ou parceiros, faça isso durante o encontro todo.
Coloque o celular para carregar em outro cômodo, longe de você (inclusive a noite).
Tire todos os dias de um a três minutos para respirar, iniciar uma prática de meditação ou atividade física.
Comments