A depressão é uma condição complexa e muitas vezes sem uma causa aparente. Afetando milhares de pessoas no dia a dia. Ao compreender melhor seu funcionamento, temos mais chances de tratar este problema.
Causas da Depressão: A depressão pode ser desencadeada por uma variedade de fatores, como predisposição genética, estilo de vida, desequilíbrios hormonais & desnutrição, eventos traumáticos, estresse crônico, assim como por questões sociais e politicas. A depressão não é uma escolha da pessoa, muitas vezes ela ocorre de maneira sútil e vai se desenvolvendo sorrateiramente.
Sintomas da Depressão: Não vou colocar aqui todos os sintomas do DSM-% TR mas citarei aqueles mais frequentes como sentimento persistente de tristeza, alteração no apetite, mudança na rotina de sono, falta de motivação para fazer atividades que antes eram prazerosas, fadiga crônica, inação em atividades do dia a dia, dificuldade de concentração e em casos mais graves, ideações ou verbalizações suicidas. É fundamental ficar atento à estes sinais e buscar ajuda com psicólogo e psiquiatra.
Tratamentos para a Depressão: A depressão é um transtorno de humor, isso quer dizer que ela possuí inumeras causas coadjuvantes e precisa ser tratada de maneira ampla, não apenas com medicamento. Em termos demedicação, o psiquiatra irá avaliar com vocÊ aquela que possuí maior efeito, em termos de psicoterapia o ideal é buscar a Analise do Comportamento ou a Terapia Cognitivo-Comportamental por serem as que tem maior embasamento cientifico e ferramentas para lidar com o transtorno. Existe também outra via que é esquecida por muitos, profissionais e não profissionais, é a via do estilo de vida. Isso quer dizer que você precisará melhorar a sua alimentação, fazer atividade física, pegar sol e organizar sua rotina e higiene do sono para que a recuperação do transtorno seja completa.
Separei algumas atividades para você refletir.
Prática da Gratidão: Reserve alguns minutos todos os dias para escrever três coisas pelas quais você é grato e planejar a sua semana. Isso ajudará o seu cérebro a retomar o foco em aspectos positivos da sua vida e criar expectativa sobre o futuro.
Mindfulness e Respiração Profunda: Dedique alguns minutos à prática da respiração profunda e mindfulness. Feche os olhos, respire profundamente e concentre-se no momento presente. Isso pode ajudar a acalmar a mente ansiosa. Esse tipo de atividade ajuda você a focar no momento presente, a deixar os pensamentos fluirem sem se apegar á eles.
Conexão Social: Faça um esforço para se conectar com amigos e familiares, mesmo que pareça difícil, focando nas pessoas que te fazem bem. Compartilhar seus sentimentos com pessoas de confiança pode aliviar o peso emocional.
Atividade Física: Envolva-se em atividades físicas como musculação, atividade aeróbica ou esportivas. Em todo o caso, o exercício ajuda na liberação de endorfinas e outros hormonios que contribuem para o bem estar e desenvolvimento do organismo, tirando ele da inação e melhorando o humor.
Lembre-se, buscar ajuda não é sinal de fraqueza, mas sim de coragem. Se você ou alguém que você conhece está lutando contra a depressão, não hesite em procurar o apoio de um profissional de saúde mental. Com compreensão, apoio e tratamento adequados, é possível superar a depressão e encontrar a luz no fim do túnel.
Rafael Bianco, Psicólogo — CRP: 01/17466
Aprenda sobre psicologia e comportamento humano: https://pay.hotmart.com/V65641255T
Comments